Parabéns Osasco pelos seus 51 anos de emancipação político-administrativa!

OSASCO DOS CONTRASTES!

Ponte Osasco!

Osasco, uma cidade tão rica e tão pobre!

Inexplicavelmente, uma das maiores potencialidades desta cidade tem custo zero e encontra-se disponível a maior parte do tempo. A maior riqueza desta terra é sua gente. Osasco é uma grande cidade geradora de empregos para todos os moradores do município da região oeste de SP, uma cidade que cresceu muito nesses últimos oito anos. Entretanto os desafios para o próximo prefeito de Osasco serão grandes.

As enchentes ainda presentes no bairro jardim Rochdalle e região central causam muitos transtornos para os municípes.

enchentes

O desenvolvimento trouxe problemas como o trânsito cada vez mais complicado, a falta de verde é evidente, uma cidade cada vez mais cinzenta.

OSASCO 1

Urbanização de áreas livres, são 80,2 mil pessoas em 21,5 mil barracos existentes em 71 favelas da cidade, a tarifa por quilômetro rodado é uma das mais altas de São Paulo.

OSASCO 2

Na saúde a situação também é complicada, conseguir uma consulta médica especializada no sistema público de saúde implica em uma espera mínima de três meses.  Estes são apenas alguns dos muitos desafios que o novo prefeito vai enfrentar.

incor3

O que se espera do prefeito eleito Jorge Lapas

esse

O que se espera do novo prefeito de Osasco em primeiro lugar é a fidelidade ao seu povo. Essa fidelidade se expressa principalmente no cumprimento do programa de governo – obras e ações com que ele se comprometeu para sua cidade durante a campanha – ou, ao menos, no cumprimento do programa de ação que explicitou nos diálogos que teve durante o processo eleitoral.

Em segundo lugar se espera ter capacidade acumulada para dirigir o município (experiência administrativa; liderança política; bom conhecimento dos assuntos contemporâneos da cidade; equilíbrio no enfrentamento de conflitos e crises; postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno; paciência e disponibilidade para ouvir a população e os vereadores; tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha; disposição para ter presença e vigilância contínuas no município; costume de trabalhar com planejamento e em equipe; coragem de dizer não).

Em terceiro lugar se espera que tenha as qualidades necessárias para uma vida política sadia (honestidade no exercício de cargo público; transparência nas atividades públicas; separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas, do partido).

E finalmente em quarto lugar se espera que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares, que são muito fortes sobre ele, uma vez que o poder municipal, prefeito e vereadores, é aquele que, em todo o mundo, está mais próximo do contato direto com o povo. O poder municipal no Brasil cuida da educação infantil e cuida bastante da saúde do povo. Juntas, as obrigações de educação e saúde podem ultrapassar a metade dos gastos municipais. Acrescentem-se às tarefas do poder municipal a conservação e investimento na infra-estrutura viária e em todos os aspectos físicos da cidade, o cuidado com o transporte coletivo municipal, com o trânsito, com a limpeza urbana, com a iluminação pública, com assistência social, com habitação popular, com a promoção do desenvolvimento econômico, do emprego e renda, com o esporte, com a cultura, com o lazer, com os serviços funerários e com novas tarefas que os municípios vieram assumindo em todas as áreas, inclusive na segurança pública.

Osasco tem tudo para se tornar a maior cidade do Estado de São Paulo

Osasco-SãoPaulo

O município de Osasco esta cada vez mais forte para assumir um papel de protagonismo no novo ciclo de desenvolvimento nacional que ora vivemos. É fundamental que o prefeito eleito em 2012 saiba aproveitar este momento conjuntural favorável. Ao mesmo tempo, precisa estar à altura dos novos desafios criados com um ritmo de crescimento prolongado, de geração de empregos, de redução da pobreza, de explosão do consumo, de ampliação do crédito, da receita e da possibilidade de financiamento público.

O tempo do município e do prefeito pode parecer sempre o mesmo, mas na realidade não é. O que se espera do novo prefeito de Osasco é que esteja à altura deste tempo atual, impulsionando políticas de democracia participativa e de inclusão social no município e tendo abertura ao novo cenário das relações internacionais das cidades, sem deixar de ter as qualidades permanentes e essenciais de um administrador público que está lá para servir ao bem comum.

Boa sorte Jorge Lapas!

2 thoughts on “Parabéns Osasco pelos seus 51 anos de emancipação político-administrativa!

  1. SOMENTE OS FUNCIONARIOS COMISSIONADOS ESTÃO FAZENDO FESTA HOJE!POIS OSASCO ENCONTRASSE EM LUTO NESSA SEXTA FEIRA!MAIS 4 ANOS DE TOTAL DESCASO COM A NOSSA CIDADE!AINDA MAIS AGORA QUE NÃO FORAM ELEITOS PELOS VOTOS!E S IM POR UMA BRECHA NESSA LEI DE MERDA!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s