Internet no Brasil? Só pele e osso! Um fiasco!

Por Roberto Carlos C

Revoltado!

A banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos, e está na hora de pressionar o poder público e as empresas para essa situação mudar.

O modelo de prestação do serviço no Brasil faz com que as empresas não tenham obrigações de universalização. Elas ofertam o serviço nas áreas lucrativas e cobram preços impeditivos para a população de baixa renda e de localidades fora dos grandes centros urbanos.
Enquanto isso, prefeituras que tentam ampliar o acesso em seus municípios esbarram nos altos custos de conexão às grandes redes. Provedores sem fins lucrativos que tentam prover o serviço são impedidos pela legislação. Cidadãos que compartilham sua conexão são multados pela Anatel.

Embora o Brasil tenha feito avanços para aumentar o número de domicílios conectados, a qualidade das conexões está abaixo da média. Hoje, para que um internauta navegue e realize suas tarefas (trocar e-mails, baixar arquivos, assistir a vídeos, entre outras), as velocidades médias precisam ser de 3,75 Mbps (megabits por segundo) para o download (quando se baixa arquivos ou se acessa um site qualquer) e de 1 Mbps para o upload (quando se envia algo, e-mail ou mensagem instantânea).

O tempo de resposta (entre dar o comando e perceber que ele foi obedecido) não pode ser superior a 95 milésimos de segundo, segundo a pesquisa.

Em Fortaleza, apontada como a cidade brasileira com a melhor qualidade de internet, a velocidade de download auferida foi de 4,3 Mbps, ante 570 Kbps (kilobits por segundo) de upload. O tempo de resposta ficou em 114 milésimos de segundo. Depois da capital cearense, as cidades brasileiras com melhor qualidade de conexão à internet são: Brasília, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na cidade de Osasco foi aprovado um projeto de lei pela Câmara Municipal autorizando a prefeitura a firmar parceria com uma empresa privada que disponibilizasse o sinal de internet social e gratuita. O projeto foi aprovado e já esta em funcionamento. Segundo a propaganda a pop­u­lação tem à dis­posição uma rede de 64 Kbps (Kilo­bytes por segundo) de veloci­dade. Segundo a prefeitura, o objetivo é chegar aos bair­ros mais dis­tantes da cidade, onde não há oferta de inter­net. O serviço que entrou em fase de testes, ainda não chegou nos bairros da zona norte de Osasco que sofre com o descaso de sempre. Os serviços de banda larga oferecidos pela Vivo Telefônica é o pior possível, se pago já um sofrimento, imagine gratuito.

Resumindo, o Brasil realmente é uma lástima! Mas quando se refere a serviços de internet, o assunto vira catástrofe. Vivemos numa grande África digital. Banda larga aqui é como ver fadas ou acreditar em curupira. Não há como trabalhar, estudar, fazer downloads, se entreter, com as redes extremamente precárias de que dispomos. O sinal demora a estabilizar, é fraquíssimo, ou cai e volta constantemente. Um desrespeito a clientes que pagam um dos serviços de internet mais caros do mundo. Absurdo.

Aqui em Osasco, todos os sistemas são lastimáveis. Já ouvi reclamações da GVT, NET, VIVO – que é a que uso e é péssima – EMBRATEL, VELOX (que chamam de LENTOX)… Tudo muito ruim desestimulando estudantes e profissionais a manter pesquisas ou serviços, com redes absolutamente incompetentes como essas.

Penso que o Ministério das Comunicações deveria se manifestar a respeito disso, pois esta mídia já é a mídia do presente e será bem mais num futuro muito próximo. A comunicação entre internautas, o envio de documentos, a digitalização da justiça, as redes sociais, enfim, tudo isso passa pela qualidade dos serviços da grande rede. Sem internet hoje, é como sem celular. Você fica surdo e mudo, em um clic.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s