Osasco, uma cidade desafiadora e pujante

Os desafios que o próximo prefeito eleito de Osasco vai enfrentar

Foto – Osasco Para Todos Facebook

Mobilidade urbana

Foto da redação

Soluções de médio e longo prazo passam por intervenções mais efetivas, como a construção de viadutos e alças de acesso a algumas das principais vias da cidade. O novo prefeito sabe que são obras de médio prazo e que precisam ter projetos bem definidos para que os recursos sejam provisionados. O transporte individual é ineficiente tanto do ponto de vista de transporte como em termos ambientais e o número crescente da frota de automóveis tem provocado uma forte redução na mobilidade das cidades. A população fica no aguardo.

Caos no trânsito

Foto – Da Redação

Um dos primeiros desafios para o novo prefeito de Osasco será resolver a questão do trânsito na cidade, cada dia mais caótico. Os imensos engarrafamentos que se formam nas principais vias, como a Maria Campos no Centro, Visconde de Nova Granada que liga a zona norte ao centro da cidade, a Getúlio Vargas próximo ao SESI e a Fito Zona Norte e a João Ventura dos Santos que faz divisa com Barueri também está um caos. Enfim, são apenas alguns dos problemas que deverão consumir os primeiros dias de trabalho do novo gestor para que na volta às aulas o problema esteja, no mínimo, minimizado.

Postos de saúde 

Posto Palmares – Fonte: Prefeitura de Osasco

Esperamos que mais Postos de Saúde sejam construídos em Osasco como este na foto acima.
Conforme fartamente anunciado nas campanhas, a expectativa dos osasquenses, principalmente da periferia, é que os antigos postos de saúde sejam requalificados e outros sejam construídos para melhorar o atendimento.

Habitação

Foto – Jardim Açucará em Osasco

Nunca na história desse país houve tanto investimentos na área de moradia: Minha casa minha vida, Programa de Aceleração do Crescimento, Ascensão da construção civil e verticalização das cidades. Parece que realmente trilhamos hoje o caminho da prosperidade e do fim do aluguel tão vivenciado nas últimas décadas. Todavia, apesar de tantos investimentos, o déficit habitacional ainda é alarmante e milhões de brasileiros ainda não podem usufruir deste bem universal e constitucional. Nesse “Brasilzão” de meu Deus, o teto de muitos ainda são as estrelas. Esperamos que em Osasco a situação também seja amenizada, sobretudo nos bairros, Jardim Açucara, Jardim Santa Rita, Baronesa, Jardim Rochdale e tantos outros bairros que necessitam de infraestrutura e saneamento básico.

O que esperamos do novo prefeito

O bom prefeito é aquele que estará a serviço do município e conhece as necessidades da comunidade, seus problemas. Não só administrará com dedicação e seriedade, mas também prestará contas de seu trabalho. Um prefeito fiel ao seu povo, ao cumprimento do programa de governo elaborado com a participação do povo, com capacidade administrativa, liderança política, bom conhecimento dos assuntos da cidade, equilíbrio no enfrentamento de crises, postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população e seus legítimos representantes, tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha, disponibilidade para ter presença contínua no município, hábito de trabalhar com planejamento e em equipe e principalmente coragem de dizer não, quando necessário.

Por último, um bom prefeito com qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas e do partido. Por fim, um prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares.

O poder municipal é o que está mais próximo do contato direto com a população e o primeiro a ser questionado. Posso ousar em dizer que para nós cidadãos, o prefeito é mais importante do que a presidente da República, pois é quem pode resolver nossos problemas imediatos. Portanto, promessas utópicas ou demagógicas não devem fazer parte do candidato, pois serão cobradas, mais tarde.

A democracia consagra os vencedores nas urnas. Embora seja o ápice do processo eleitoral, aos olhos de alguns eleitores, não é o único momento importante, há também os quatro anos seguintes, onde será posto em prática tudo que foi proposto.

Vou finalizar o texto trazendo à tona outra questão que muito me incomoda: o papel da Guarda Municipal. Atualmente ela é, na prática, uma força policial. Sendo assim, a prefeitura pode “patrulhar” ostensivamente, utilizando este efetivo, todos os principais eventos da cidade. Feiras livres, apresentações culturais, eventos nos diversos teatros públicos e lugares mais ermos podem e devem contar com a presença da guarda municipal, sobretudo para inibir a atuação do bandido ocasional a fazer cumprir as determinações de respeito à ordem pública que deve prevalecer na cidade (como som alto, por exemplo). Sem atuar nestes problemas (trânsito, transporte coletivo e segurança), a próxima gestão tem grandes chances de ser melhor.

One thought on “Osasco, uma cidade desafiadora e pujante

  1. Pingback: Osasco, uma cidade desafiadora e pujante « Jornalista Roberto Carlos C

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s