Toniolo é o favorito para assumir a presidência da Câmara de Osasco

Quase tudo acertado!

Por Roberto Carlos C

NOS

Foto do Facebook – Página do Toniolo

“Uma das coisas que lamento é que estou há vinte anos na política, já dei a posse para vários prefeitos e nunca fui presidente de fato da Câmara, é uma das vontades que tenho. Sou um vereador parceiro, que sempre estive na base de apoio do prefeito e por isso ele não colocaria um inimigo na presidência, colocaria uma pessoa que tem trabalho e que tem voto e que vai trabalhar pelo conjunto dos 21 vereadores como presidente”, disse Toniolo em entrevista recente ao Jornal Diário da Região.

Antonio Aparecido Toniolo, conhecido como Toniolo (PC do B), foi eleito pela sexta vez vereador de Osasco. Com 10.512 votos orgulha-se de ser o vereador mais votado da cidade pela quarta vez. Há vinte anos no poder Legislativo, Toniolo carrega até hoje uma frustração: nunca foi presidente da Câmara. Agora ele acredita que chegou sua vez. E pelo chegou mesmo! Corre nos bastidores que o Edil é o favorito para assumir o cargo mais desejado da Casa de Leis de Osasco. Seu principal concorrente, o vereador Rogério Lins (PHS) não descarta a possibilidade de também ser o presidente, entretanto o que pesa neste momento é o forte currículo do Toniolo e o desejo de alguns aliados tanto na Câmara como no Executivo, sobretudo os acordos partidários entre o (PC do B) e o (PT) que historicamente sempre foram parceiros políticos. “Parece que desta vez o Toniolo acertou na escolha do partido”.

Antonio Aparecido TONIOLO, Bacharel em Direito, formado pelo Centro Universitário FIEO, nasceu na cidade de Parapuã, interior de São Paulo. Adotou a cidade de Osasco como sua terra natal, onde reside desde 1962. No ano de 1992 se candidatou ao cargo de vereador sendo eleito com 2.321 votos.  Prosseguiu então para o seu segundo mandato, sendo eleito no ano de 1996 com 6.913 votos. Obteve o mesmo sucesso nos dois mandatos seguintes, com 8.765 votos no ano 2000 e 9.862 votos em 2004, sendo pela terceira vez consecutiva o Vereador mais votado da cidade de Osasco. Em 2008 conquistou seu 5º mandato com 8.309 votos. Este ano se consagrou como o vereador mais votado da história recente de Osasco obtendo 10.512.

Ao que tudo indica a força dos acordos políticos e a intercadência do Poder Executivo vai decidir o futuro da presidência da Câmara de Osasco que precisa resgatar a sua alto-estima e a confiança da população descrente com o Legislativo. O motivo? A ausência  de alguns vereadores, que não representaram de maneira contunde os seus mandatos e viraram alvo de crítica dos formadores de opinião e principalmente da sociedade osasquense, que nesta última eleição praticamente renovou a Casa de Leis em 50%.

Estamos de olho!

Box

eles

Expectativa dos vereadores reeleitos para a próxima legislatura 2013/2016

A principal expectativa dos vereadores reeleitos é, junto com os 10 que vão assumir o cargo pela primeira vez, afastar a “nuvem negra” que pairou sobre a Câmara Municipal e mudar a imagem do Legislativo. Acredita-se que esta semana o grupo de 17 vereadores da situação se reunirá com o novo prefeito Jorge Lapas do (PT) para falar sobre o futuro na Câmara. A expectativa é de que na reunião o grupo decida se segue junto ou se cada um encontra um caminho.

O discurso adotado pelos partidos da situação deixou claro que se a maioria decidir, não haverá objeção. Até o momento, os vereadores eleitos distribuem-se da seguinte forma.

Situação com 17 vereadores. São eles: TONIOLO  (PC do B), ROGÉRIO LINS (PHS), CLAUDIO DA LOCADORA  (PV), MALUCO BELEZA (PHS), VALDOMIRO VENTURA (PSL), PROF MARIO LUIZ GUIDE (PSB), FABIO YAMATO (PSDC), PROFESSORA MAZÉ (PT), JOSIAS DA JUCO (PSD), ALEX DA ACADEMIA ( PDT), KAREN GASPAR ( PT do B),ROGERIO SILVA (PSC), ANDREA VERGINIO CAPRIOTTI (PSD), BATISTA COMUNIDADE (PT do B), DINEI SIMÃO (PSC), JOÃO GOIS (PT), VALDIR ROQUE (PT)

Oposição com 4 vereadores, são eles: ANDRE SACCO (PSDB), BOGNAR (PSDB), De Paula (PSDB) e Jair ASSAF (PSDB),

“De cara”, vê-se que a situação, a qual detém a maioria, forma o presidente. Dizer o favorito é ainda prematuro, no entanto, como o futebol, existem os favoritos, os experientes. Entre os pretensos estão Toniolo (PC do B) e Rogério Lins (PHS). Os dois da situação. Já os vereadores da oposição apesar da dificuldade de enfrentar os 16 vereadores, não descartam a possibilidade de lançar chapa, o mais provável será o Dr. André Sacco do (PSDB).

O veredito das votações será sempre definido pelo voto do plenário. Com certeza este canal informativo estará acompanhando as atividades legislativas para noticiar o desempenho e as ações dos vereadores, nossos representantes na esfera do Poder Público Municipal, que dentre outras atribuições, deve fiscalizar as atividades do Executivo e zelar pelo fiel cumprimento das leis. Algumas atuações da Câmara de Vereadores que encerram o mandato em 31 de dezembro de 2012 vão ficar na história e no anedotário popular, como um dos piores Legislativos da recente história de Osasco.

Os vereadores serão empossados em 1° de janeiro, mas, até lá, não só o presidente, como toda a Mesa Diretora já deve estar definida. Enfim, muitas articulações, reuniões, conversas serão realizados nos bastidores.

Qual o seu favorito?

A vocês leitores, opinem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s