Protesto anti-Renan atrai mais de 130 mil na web

Fora do Senado, baldes e vassouras. Dentro, articulações pró-RenanAtoAntiRenanAndreBirgesFolha
Sob o mote “Ficha Limpa no Senado: Renan Não!”, a ONG Rio de Paz recolhe na internet assinaturas de brasileiros contrários ao retorno de Renan Calheiros à presidência do Senado. Até as 18h35 desta quarta-feira (30), o manifesto já havia recebido a adesão de mais de 130 mil pessoas.

A ONG recorda no seu texto que Renan “acaba de ser denunciado criminalmente ao STF pelo procurador-geral da República” Roberto Gurgel. A despeito disso, “é o favorite para ser o próximo presidente do Senado”. O texto acrescenta: “Somente uma mobilização gigantesca pode impedir esta vergonha.”

Relembra-se, de resto, que Renan já foi presidente do Senado. “Em 2007, ele teve que renunciar após sérias denúncias de que um lobista pagava suas despesas pessoais, paralisando o Senado por meses.” O manifesto prossegue: “A denúncia agora é que para se defender daquelas acusações ele apresentou notas falsas.”

E arremata: “Após a aprovação da lei da Ficha Limpa e do julgamento do mensalão, o país precisa deixar claro que não aceita mais que a moralidade pública fique em segundo plano.” A mesma ONG que patrocina o manifesto virtual promoveu uma instalação higiênica defronte do Senado nesta quarta.

Cerca de 20 manifestantes acomodaram, em formato de cruz, 81 baldes e vassouras no gramado do Congresso. Tentaram “lavar” a rampa que dá acesso ao Legislativo. Mas os seguranças impediram. Do lado de dentro do Senado, Renan já redige até o programa de sua presidência de dois anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s