1 de fevereiro – Dia do Publicitário

dia-do-publicitario-01
Saiba mais:
Os publicitários são profissionas essenciais para as empresas, na divulgação de produtos, serviços e criação de novos conceitos. Conheça aqui as homenagens e mensagens para o dia do Publicitário e saiba como homenegear os publicitários nesse dia.

Hoje, dia 01 de fevereiro de 2012, é comemorado o Dia do Publicitário. Uma das datas mais importantes a serem celebradas, devido a grande importância que esse profissional exerce em nossa sociedade.

Procurando pela internet em diversos sites, não é muito difícil você encontrar várias definições para o trabalho que esta pessoa faz em seu dia a dia.

O publicitário é aquele que é contratado para trabalhar, através de estratégias, amplamente elaboradas por meio de pesquisas e técnicas, com a comunicação da imagem de seus clientes.

Obviamente é muito mais abrangente do que meras linhas, para poder descrever o trabalho do profissional de publicidade.

Muitas publicações apontam que é ele o responsável para convencer as pessoas a acreditarem em determinado assunto, seja ele uma propaganda de algum produto, projetos governamentais, ações sociais, entre tantos outros temas.

Ele consegue atuar com o raciocínio da pessoa, fazer com que ela possa ter meios de pensar e adquirir uma opinião.

O publicitário é aquele que analisa o seu público alvo, toma todas suas características para poder realizar suas tarefas, as quais vemos todos os dias na televisão, jornais, revistas, outdoors, na internet, entre outros.

O Dia do Publicitário está sendo comentado amplamente nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, está entre os dois tópicos mais comentados no microblog.
Sobre a profissão de publicitário:

O publicitário é contratado para comunicar a imagem de seus clientes, através de estratégias elaboradas sob técnicas e pesquisas. Deve atuar dentro dos limites propostos pelo contratante, o que inclui verba disponível e objetivos desejados. Ao profissional de publicidade cabem duas linhas de raciocínio: a técnica e a cultural, que juntas atingem os objetivos delimitados.
Assim a publicidade alcança o público-alvo através desta união:arte + informação.
Um bom publicitário sabe persuadir, convencer o consumidor de forma inovadora, a adquirir o que está sendo sugerido e a pensar como o público-alvo para traçar o planejamento de campanha de forma apropriada e estruturada. Está sempre antenado aos acontecimentos do mundo e não é preconceituoso, pois para esta profissão é preciso conhecer de tudo e todos: pessoas de todos os lugares e classes sociais e informações de relevância variada.

Atuação
Para que a atividade seja bem realizada em sua totalidade é preciso que o trabalho seja feito em conjunto, afinal, dentro do setor de publicidade existem várias áreas de atuação. Como foi dito anteriormente, uma mente cheia de criatividade é pouco aproveitada se junto a ela não existirem conceitos e embasamento teórico.

Atendimento
Inicia-se o trabalho com as funções deste setor, que é a “ponte” entre o cliente e a agência. É este profissional quem realiza a comunicação entre ambos. Também é o responsável por fiscalizar o andamento do trabalho e verificar se está de acordo com os desejos do cliente. É ele quem faz o briefing do contratante.

Tráfego
Trabalha com o setor de atendimento, pois cuida da organização da campanha, verificando prazos de entrega e andamento dos trabalhos. É envolvido com todos os setores de produção.

Planejamento
Organiza e define as atividades a serem realizadas para este cliente ao longo do tempo de contratação com base na verba disponibilizada. O briefing é o principal instrumento de trabalho, pois nele estão inseridas informações detalhadas sobre o funcionamento da empresa, bem como esta se encontra no momento em que o planejamento é feito e quais as intenções do cliente com a campanha.

Pesquisa
Os integrantes desta equipe devem verificar como está o mercado para determinado segmento, avaliar concorrentes e oportunidades. Também deve averiguar os gostos do público-alvo definido e adicionar à pesquisa informações consideradas relevantes.

Promoção
A este profissional cabe a tarefa de definir a promoção mais adequada à campanha. O trabalho é minucioso e sua execução é de curta duração, por isso deve ser muito bem elaborado para que não ocorram falhas durante seu cumprimento.

Assessor de comunicação
Permite o relacionamento entre a empresa e o público através de estratégias definidas conforme os objetivos do cliente.

Diretor de criação
Coordena todo o processo de criação junto ao redator e diretor de arte. É quem autoriza as sugestões destes setores e direciona as campanhas para que estejam condizentes com o briefing.

Diretor de arte
Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias, projeção e execução de comerciais, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena.

Produção gráfica
O produtor gráfico é quem materializa, define a melhor forma de produção e realiza o orçamento das peças criadas para a campanha. Seu trabalho se inicia após definições do diretor de criação.

Redator
O redator cria slogans, textos, títulos, ou seja, toda a parte textual da campanha é de responsabilidade deste profissional. Para a redação não bastam boas ideias, é preciso conhecer o que antecede a criação de um texto, como formas de persuasão, por exemplo.

Fotógrafo
O fotógrafo de publicidades é especialista em técnicas que tornam a concepção do produto mais atrativa dentro de seus objetivos. Na pós produção o fotógrafo pode utilizar de recursos gráficos para a finalização do trabalho, quando necessário.

Mídia
Através de pesquisa sobre o público-alvo, o responsável pelo setor de mídia define quais serão os veículos utilizados, horários adequados e frequência de veiculação do material a ser divulgado. Tudo de acordo com a verba disponibilizada pelo cliente.

Voltado a um público de características específicas, onde mídias convencionais não são consideradas atrativas. Trabalha-se com a internet, principalmente, e mídias que são criadas a partir de necessidades.

Cuida da produção de peças publicitárias para mídias audiovisuais, como rádio, cinema e televisão. Este profissional atua na produção, gravação e edição.
Filmes:
Do que as Mulheres Gostam
Como perder um homem em 10 dias
Crazy People – Muito Loucos
O Articulador
Nação Fast Food
Se Eu Fosse Você
Doce Novembro
Mad Man (seriado)
Trust me (seriado)

Para você, publicitário, o nosso parabéns pelo seu dia.
Fonte: agencialimine

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s