Agência francesa suspenderá vendas do anticoncepcional Diane 35

diane
Medida deve ocorrer em três meses, após quatro mulheres terem morrido.
Anvisa diz que está acompanhando o caso para avaliar futuras medidas.

A Agência de Segurança Nacional de Medicamento e Produtos de Saúde (ANSM) da França anunciou nesta quarta-feira (30) que vai suspender no país a autorização para comercializar a pílula anticoncepcional Diane 35 e seus genéricos.
O contraceptivo do laboratório Bayer é usado normalmente para tratamento contra acne e foi responsável pela morte de quatro pessoas por trombose (formação de coágulos sanguíneos) nos últimos 25 anos.

O “procedimento de suspensão da autorização de comercialização” será efetivo no prazo de três meses, informou o diretor-geral da ANSM, Dominique Maraninchi, que recomenda aos pacientes não interromper bruscamente o tratamento nesse período.
O jornal francês “Le Figaro” apontou sete mortes relacionadas ao remédio, e a ANSM informou que, em dois dos três casos mencionados, a morte foi consequência de “doenças subjacentes” das pacientes.
No Brasil
Aqui no país, onde o Diane 35 também é vendido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que está acompanhando o caso para avaliar quais medidas devem ser tomadas.
Até o momento, o sistema de notificação da Anvisa não recebeu relatos de profissionais de saúde sobre o problema. No Brasil, a bula do medicamento já traz alertas referentes ao risco de trombose arterial ou venosa por conta do uso desse anticoncepcional.
Em nota, a Bayer disse que está ciente do processo iniciado pela ANSM e que sempre colaborou de perto com as autoridades de saúde para trocar informações a pílula.
“A empresa não tem conhecimento de qualquer nova evidência científica que leve a uma mudança na avaliação positiva do risco-benefício do Diane-35. A Bayer vai colaborar com a ANSM para responder quaisquer questões que a autoridade francesa possa ter”, destaca o texto.

Fonte: G1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s