Será que teremos uma Câmara dividida depois de oito anos de submissão ao executivo?

BELEZA

Diante de tantos questionamentos, denuncias na saúde, rompimentos políticos, submissão ao executivo, máquina inchada, problemas administrativos em todos os departamentos da cidade e uma população cada vez mais desenganada com a política. Como o poder legislativo da 4º cidade do Estado vai se comportar daqui pra frente? Será que teremos uma Câmara dividida depois de oito anos de submissão ao executivo? Finalmente teremos uma oposição representativa e todos os projetos serão discutidos democraticamente? 
Essas e outras perguntas serão respondidas nas próximas sessões da Câmara. Esperamos que a verdadeira democracia prevaleça e os dois poderes se respeitem. Sobretudo governem para o povo osasquense que já não aguenta mais tanto descaso e corrupção.

Votamos em vereadores para administrar a prefeitura?

Para governar a cidade o prefeito(a) precisa empregar os filhos dos vereadores?

Na democracia é quem ganha que governa?

É necessário negociar com os adversários para ter governabilidade?

VEJA QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES DE, VEREADORES E PREFEITOS

QUAIS AS FUNÇÕES DO VEREADOR?
O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.

COMO É QUE O VEREADOR FISCALIZA O PREFEITO?
O vereador pode e deve visitar os diversos órgãos da prefeitura, onde toma conhecimento de tudo. Ele pode, ainda, fazer os pedidos de informação ao prefeito por escrito. O prefeito não pode deixar de responder e tem um prazo de 30 dias. Se ele não responder estará cometendo uma infração político-administrativa e pode ser punido por isso.

O QUE É UM PROJETO VETADO OU SANCIONADO?
Depois de aprovado na Câmara, o projeto vai ao prefeito que pode vetá-lo, isto é, recusá-lo, ou sancioná-lo, isto é, aceitá-lo como Lei. Se o prefeito não veta ou não sanciona, o projeto é promulgado como Lei pela Câmara dez dias depois. Existem os projetos de resolução e o decreto legislativo: O projeto de resolução serve apenas internamente na Câmara, e o decreto Legislativo serve para prestar homenagens e suspender os efeitos de atos do executivo considerados lesivos ao interesse público.

O VEREADOR TEM OBRIGAÇÃO DE ATENDER FORA DO HORÁRIO DA CÂMARA?
A rigor, o vereador não tem obrigação de atender fora do seu horário de trabalho em Plenário. Isso pode ocorrer em circunstâncias especiais. Porém, o vereador, como agente político, sozinho ou acompanhado de seus assessores, pode e deve fazer o atendimento aos seus eleitores nos bairros, vilas e centro da cidade. O vereador, também, não é obrigado a ficar o tempo todo em seu gabinete como pensam muitas pessoas. Nem os seus assessores. Constitucionalmente o trabalho de um vereador e de seus assessores não se limita apenas ao Plenário ou ao prédio da Câmara.

O QUE ACONTECERIA SE NÃO HOUVESSE UMA CÂMARA DE VEREADORES ?
Para quem gosta de ditadura seria excelente. Haveria uma economia de dinheiro, mas seria um grande prejuízo para a liberdade que assim estaria perdida. Uma Câmara de Vereadores como poder legislativo é a garantia de liberdade de um povo porque os seus representantes são escolhidos e eleitos pelo voto popular, pelo povo. A Câmara Municipal é a célula da democracia. É ela que evita, em primeira instância, o surgimento dos tiranos e dos ditadores.

Qual é a função do prefeito?
O prefeito administra a cidade, ou seja, faz cumprir as leis, faz com que os impostos e taxas sejam cobrados e, com esse dinheiro, realiza as obras e os serviços essenciais para a vida nas cidades, como manter a limpeza e a iluminação públicas, a segurança, o sistema de transportes (se for municipalizado), as ambulâncias e serviços de saúde municipais, as escolas. Os prefeitos também devem defender as cidades e seus moradores, buscando fontes de recursos para a melhoria das condições de vida da população, como o combate às enchentes, novas empresas para se instalarem no município e gerarem empregos, financiamento para obras.
Dessa forma, dada a importância da figura do prefeito municipal como chefe do poder executivo, o voto consciente enquanto fruto direto da avaliação dos candidatos e coligações é uma arma importantíssima no enfrentamento à corrupção, ao desmando, à coisa mal feita e à falta de capacidade administrativa, tão maléficos ao bem da coletividade. Assim, votar sem consciência equivale, em um jogo de futebol, a chutar para o gol sem se preocupar com questões básicas como direção da bola e força do chute. Em muitos casos, pior do que chutar para fora, é marcar um gol contra.

Gostou? Então compartilhe e nos ajude a construir um Brasil mais consciente politicamente.

Diga não ao analfabetismo funcional!

One thought on “Será que teremos uma Câmara dividida depois de oito anos de submissão ao executivo?

  1. Cleide Neves campestre
    há 19 horas · Curtir

    Allan Rainho O Rogério silva já levou um cala boca neh !! acho que pra primeiro mandato eles estão um pouco sem noção política não acha ?..Menos de 4 meses já perdeu a secretária …acho que estão um pouco perdidos !! os novos vereadores !
    há 18 horas · Curtir · 2

    Alex Highway Todo governo tem que ter oposição…Mas uma oposição seria..Ñ essa que é só do contra…Ir contra um investimento para a saúde e um absurdo….Ñ sei se atitude do Lapas foi certa…Mas e digna de um líder….Esse racha na câmara por status, o único prejudicado e o povo…Pura ilusão acreditar que algo vai ser debatido a favor do povo…Tudo vai ser debatido através dos contras e os a favor do governo…Guerra partidária…
    há 5 horas · Editado · Curtir · 2

    Jean Bueno Novas eleições em Osasco, já que o DR Celso Antônio Giglio foi inocentado das acusações!!!
    há 17 horas · Curtir · 1

    Alex Highway Putzzzzz kkkkkkk
    há 17 horas · Curtir

    Alex Highway Quantas vezes o mesmo juiz vai inocentar ele????kkkkkkkkk
    há 17 horas · Editado · Curtir

    Ivanildes Brandão Nidy Nossa cidade nunca esteva numa situação como esta, uma vergonha o que estão fazendo com a população de Osasco! Estou indignada com tanta sujeira e descaso desses políticos!!! Chega de corrução e sacanagem com o povo!
    há 9 horas · Curtir · 2

    Claudio Morgatto · 19 amigos em comum
    Caso alguém queira uma cópia do projeto posso enviar é só postar o e-mail aqui. A verba não iria para a saúde. O projeto foi para aprovação de 8.107.538,66 sendo: 120.000,00 para pagto de funcionário da chefia de Gabinete; 5.000,00 campanhas sociais; 1.626,000,00 Fundo da Criança e Adolescentes; 3.540.000,00 Informática 2.608.215,87 Educação; 102.822,89 Merenda escolar; 1.000,00 Instrutura do sistema de Obras; 4.000,00 meio ambiente; 100.000,00 encargos gerais. O QUE GEROU DESCONFIANÇA E O MOTIVO DE NÃO QUEREREM VOTAR É OS 3.540.000,00 PARA INFORMÁTICA QUE NÃO FICARAM CLAROS. Acho interessante o debate mas precisamos ouvir os 2 lados.
    há 9 horas · Curtir · 3

    Ivanildes Brandão Nidy Fica claro a manipulação do executivo, se não tem receita para pagar os cargos comissionados que é uma vergonha! Exonera todo mundo! Que sacanagem com os nossos impostos!!!! Isso se chama safadeza e corrupção! Banda de ladrões!!!
    há 9 horas · Curtir

    Antonio Antonio Informática?!?!? Tudo isso?!?!? Não seria para pagar a alta folha de pagamento da Prefeitura?!?!? Muio estranho!!!
    há 9 horas · Curtir · 1

    Simone Gasparetto · 19 amigos em comum
    Faltou a foto do Batista Comunidade.
    há 8 horas · Curtir

    Roberto Carlos C Hoje saberemos de fato quem são os vereadores que vão fazer oposição ao governo. Alguns estão em cima do muro. Hoje é o dia! Simone Gasparetto, hoje a sessão da Câmara vai ser quente. Muitos debates e acusações gravíssimas!!!! O chicote vai estralar!!!
    há 8 horas · Curtir

    Simone Gasparetto · 19 amigos em comum
    REPETINDO: Em qual parte do projeto, que aliás, está disponível no IOMO de sexta (dia 05/04), está escrito que algum real desses 8 milhões iria para a Saúde?
    há 8 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Roberto Carlos C São questões que precisam ser analisadas com riqueza de detalhes, se existe desvio desse dinheiro destinado para saúde, a questão se torna judicial! Caso de policia! Cabe uma investigação do ministério publico urgente! Acredito que o Legislativo vai fazer a parte dele hoje. Situação gravíssima que veio a público e agora precisa ser apreciada com muita cautela. A população precisa de um esclarecimento dos dois poderes. Que situação chegou a nossa política em Osasco.
    há 8 horas · Curtir

    Antonio Giuseppe Bertoletti ISSO É MUITO GRAVE! DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO É CASSAÇÃO NA CERTA. TAVA DEMORANDO PRA ESSE PTRALHA TOMAR DA TARRAQUETA!!!! ACHO QUE A CASA DESSES CANALHAS VÃO CAIR EM BREVE!!!! XÔ PTRALHAS!!!
    há 8 horas · Curtir

    Roberto Carlos C Até quem fim a ética começa a chegar em Osasco. Fico extremamente feliz com o comportamento de alguns novos vereadores. A saúde de Osasco na UTI e o executivo criando departamentos para desviar recursos??!?!? Mais de 3.500.000,00 iriam sei lá pra onde! Faça me o favor!!!! Chega de corrupção em Osasco! Um absurdo o que estão fazendo com a nossa querida cidade. Na semana passada precisei passar a minha filha no médico, mas devido ao péssimo serviço prestado no Pronto Socorro do Helena Maria, fui até o Pronto Socorro do Mutinga em Barueri, quando cheguei, um verdadeiro caos! Sabe por quê? 98% dos atendimentos são de pessoas que moram em Osasco. Uma vergonha!!!! Fui informado que o Pronto Socorro pode até fechar por conta do acúmulo de atendimentos vindos da cidade vizinha (Osasco). Como o caso veio a público, é preciso que medidas sejam tomadas com urgência! Quantas mentiras foram publicas aqui no Facebook contra o vereador Rogério Silva do PSC. Essas pessoas precisam se retratar publicamente.
    há 7 horas · Curtir

    Bruno Moraes · 3 amigos em comum
    PRA MIN FALTA UMA MANIFESTAÇÃO, MAS UMA BEM ORGANIZADA ONDE AS PESSOAS TINHAM QUE SER FORTE E FICAR O DIA INTEIRO NA FRENTE DAS PREFEITURAS, MEDICOS, POLICIAIS, PROFESSORES, MORADORES, LUTAR PELOS SEUS DIREITOS NÃO SÓ EM OSASCO COMO SÃO PAULO PRINCIPALMENTE BRASILIA, SEI QUE É DIFICIL UM OU OUTRO SE COMOVE ENTÃO VAMOS FICAR DO MESMO JEITO.
    há 6 horas · Curtir

    Alex Highway Claudio Morgato….aleke@globomail.com
    há 6 horas · Curtir

    Alex Highway Os vereadores devem saber quanto isso ia custar.

    Servidores definem pauta da Campanha Salarial 2013

    Servidores das áreas da saúde, vigias, motoristas, profissionais de nível superior e professores apresentaram sugestões e críticas que contribuíram para a composição da lista de reivindicações que será entregue ao prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT).
    Principais itens da Pauta de Reivindicações:
    – Piso salarial de R$ 1.100,00;

    – Criação de Lei Municipal que garanta o repasse da inflação acumulada a cada período de 12 meses à remuneração dos empregados e servidores da Administração Direta, inativo e pensionistas da IPMO, autarquias e fundações municipais, de acordo com INPC/IBGE;

    – Repasse da inflação acumulada dos últimos 12 meses (maio/2012 a abril/2013) pelo INPC/IBGE, mais aumento real de 5%;

    – Aumento do cartão Visa-Vale de R$ 200,00 para R$ 350,00 e concessão do cartão para os funcionários que possuem duplo vínculo, inclusive para aqueles que recebem salários acima de 6 salários mínimos;

    – Aumento do Prêmio de Incentivo da Saúde de R$ 180,00 para R$ 280,00;

    – Concessão de Seguro de Vida e Auxílio Funeral para todos os empregados e servidores inativos e pensionistas do IPMO, autarquias e fundações municipais de Osasco;

    – Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os servidores;

    – Equiparação do valor da hora-aula dos PDI´s aos PEB´s I;

    – Concessão de recesso escolar às PDI´s como direito igual aos demais professores;

    – Concessão de Assistência Médica Hospitalar para todos os servidores, inclusive os inativos e pensionistas do IPMO;

    – Aumento do R.E.T.P (Regime Especial de Trabalho Policial) dos GCM de 30% para 80%;
    – Enquadramento e unificação dos cargos de Motoristas para a referência 22-A (R$ 1.287,91);
    – Reforma, alteração e finalização do novo Estatuto do Servidor;

    -Gratificação especial para motoristas do SAMU de 30%;

    – Concessão de Prêmio Incentivo para motoristas socorristas do SAMU nos mesmos moldes dos profissionais de enfermagem;

    – Enquadramento dos cargos de nível superior que estão na referência 05 para a referência 09, cargos previstos na lei complementar 194/2010.

    http://www.visaooeste.com.br/servidores-definem-pauta-da-campanha-salarial-2013/

    Servidores definem pauta da Campanha Salarial 2013
    http://www.visaooeste.com.br
    Na quinta-feira, 14, o Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos do Munic…Ver mais
    há 6 horas · Curtir · Remover visualização

    Alex Highway Sera que ninguém leu a respeito da audiência publica da saúde????

    O diretor destacou ainda que uma parcela significativa de recursos, em torno de R$7 milhões, é destinada ao sistema informatizado da rede. “Nosso grau de informatização também está bastante acima da média, inclusive no controle financeiro e no prontuário eletrônico. É um gasto muito importante”, afirmou.

    http://www.osasco.sp.gov.br/InternaNot.aspx?id=6230
    há 6 horas · Curtir

    Alex Highway Osasco abre processo seletivo para médicos.

    A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a abertura do processo seletivo para contratação de diversas especialidades médicas. As inscrições serão realizadas no DARH (Departamento de Administração de Recursos Humanos), na rua da Saudade, 62, Jardim Bela Vista, e acontecem entre os dias 5 e 6 de março, das 9h às 16h.

    As vagas disponíveis são: 1) Médico Cirurgião Geral Plantonista; 2) Médico Socorrista Plantonista; 3) Médico Anestesista Plantonista; 4) Médico Cardiologista Plantonista; 5) Médico Cirurgião Geral Plantonista; 6) Médico Cirurgião Geral Diarista; 7) Médico Clínico Geral Diarista; Médico Ginecologista Diarista; 9) Médico Oftalmologista Diarista; 10) Médico Ginecologista Plantonista; 11) Médico Ortopedista Plantonista; 12) Médico Pediatra Diarista; 13) Médico Pediatra Plantonista; 14) Médico Psiquiatra Diarista; 15) Médico Psiquiatra Plantonista 16) Médico Vascular Plantonista; 17) Médico Endocrinologista Diarista; 18) Médico Intensivista Plantonista e 19) Médico Neonatologista Plantonista.

    Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde pelos telefones 3699-8953 ou 3699-8930 e no DARH (3699-2101).

    Departamento de Comunicação Social
    Diretor: Roberto Trapp
    e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

    http://www.osasco.sp.gov.br/InternaNot.aspx?id=6168
    há 6 horas · Curtir

    Alexsandro Marins Moraes Ela com certeza será traduziad para o espanhol (porque o que tem de médico – boliviano e paraguaio na saúde de Osasco é uma grandeza!!!). Agora o Brasileiro que sai daqui para estudar lá não tem vez …muito interessante!!!.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..Desculpe Alex Highway não aguentei essa tive que comentar!!!..kkkkkk. Abraços.
    há 6 horas · Curtir · 1

    Ingridy Rodrigues · 145 amigos em comum
    Seraa? Q nao vai ter projeto aprovados pq tem q aprovar… assim espero
    há 5 horas via celular · Curtir

    Alex Highway Roberto Carlos C Oq eu realmente gostaria de saber, quanto gasta para manter somente um pronto socorro, uma ambulância para rodar 24horas por dia?????Ai o povão como eu pode imaginar qual e o gasto anual da prefeitura na saude….
    há 5 horas · Curtir

    Sandrão Osasco Sandro HOJE TEM MAIS !!!!!!!!!!!!!!
    há 5 horas · Curtir

    Tereza Lima Lima Hoje o bambu vai comer… se realmente tiver homem na câmara.
    há ± 1 hora · Curtir

    Valdecir Costa Sessão tranquila

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s