Projeto Bairro Limpo AAREIS – Inclusão Social e Ecologia

limpo

Projeto Bairro Limpo, inclusão Social e Ecologia A RC TV esteve presente nesta última sexta feira (5) para mostrar um importante projeto social na cidade Osasco, o “Projeto Bairro Limpo”. Localizado no bairro do Colinas, próximo dos Portais e do Morro do Socó na zona norte da cidade. Liderado pela Margarida Lopes, presidenta do projeto. Atua por meio de ações conjuntas da sociedade civil, seu principal compromisso é lutar por um futuro sustentável, com qualidade de vida e combate à exclusão social, garantindo uma melhor vida às gerações futuras.

Recebe um modesto o apoio da Prefeitura de Osasco e voluntários como o gestor social, Beto e Você que luta por melhores condições de trabalho para os funcionários, sobretudo trabalha para conseguir uma melhor estrutura física para o projeto que na atual conjuntura se encontra totalmente abandonado pelo poder público. Rogério Silva, vereador do PSC esteve no local para acompanhar as atividades do projeto e se colocou a disposição da Associação. “O PSC é um partido que trabalha com essa inclusão, se preocupando com o meio ambiente. Há uns dias atrás nós apresentamos um projeto na Câmara um projeto sobre o resíduo eletrônico, hoje nós estamos vivendo uma tecnologia muito avançada, e não sabemos o que fazer com esses resíduos eletrônicos, entramos com um projeto na Câmara municipal com projeto para saber o que vamos fazer com esses resíduos eletrônicos como: televisores computadores, celulares, a tecnologia está tão avançada que daqui a seis meses temos que trocar os aparelhos eletrônicos e muita das vezes não sabemos o que fazer com esses aparelhos eletrônicos.

Entramos com um projeto de lei na Câmara para conscientizar as pessoas de como lidar com este lixo eletrônico, eles são cancerígenos e são prejudiciais a saúde”, conclui Silva que se comprometeu em buscar soluções para resolver este problema do lixo na cidade. A AAREIS (Associação Ambiental de Reciclagem, Educação Ambiental e Inclusão Social) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2005, é formada por representantes do bairro que buscam apoiar, divulgar e desenvolver projetos de educação ambiental, coleta seletiva, defesa do meio ambiente e cidadania.

A Atividade central da associação é a geração de trabalho e renda por meio da coleta seletiva, além de incentivar a comercialização de materiais recicláveis junto em Osasco e região. Até o momento, foram recicladas dezenas de tonelada de materiais, gerando renda a diversas pessoas que trabalham diariamente. Ao mesmo tempo em que promove a educação ambiental, o Projeto Bairro Limpo também atua como uma corrente solidária que promove a inclusão social. O projeto está cumprindo seu papel e espera contar com a adesão dos diversos setores da sociedade civil.

OPERAÇÃO LIMPEZA Lixão: É a forma mais atrasada de se lidar com os resíduos (lixo), causando danos ao meio ambiente e á saúde das pessoas. É o destino de 76% do lixo no Brasil.

Aterros sanitários: O lixo é compactado e enterrado, recebendo tratamento. Para sabetai Caderoni, professor da USP, “os aterros são uma solução equivocada” porque são caros, poluentes e, como quase tudo que é enterrado, poderia ser reaproveitado ou reciclado. Países da União Europeia deixaram de utilizar qualquer tipo de aterro sanitário. Incineração Queimar o lixo sai caro, polui o ar e há suspeita de que a fumaça seja cancerígena, segundo a urbanista Raquel Rolnik Reciclagem Os resíduos são usados como matéria-prima para um novo ciclo de produção. É a saída mais avançada. Para que aconteça a reciclagem é preciso que antes seja feita a coleta seletiva, separando os materiais reaproveitáveis.

Veja reportagem completa! 

RC TV – Prestação de serviço, utilidade pública e um jornalismo sem pautas viciadas! Jornalista responsável: Roberto Carlos C Imagens: Sandro Rogério www.jornalistarobertoc.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s