Prefeitura de Osasco inaugura UPA Centro

A Prefeitura de Osasco inaugurou nesta última terça-feira (14/06), a Unidade de Pronto Atendimento Centro – batizada UPA Vicente Missiano. A exemplo do Hospital Municipal Central de Osasco (HMCO), a gestão do novo equipamento de saúde será compartilhada com a Fundação do ABC, o que permitirá otimizar recursos disponíveis, ampliar áreas de atendimento e melhorar a assistência em benefício de toda a população do município.
Abrigada em prédio próprio com mais de 1.300 m², a UPA Vicente Missiano assumirá os serviços de urgência e emergência adulto do Hospital Municipal Central – os atendimentos pediátricos continuam no pronto-socorro infantil do HMCO. A nova unidade funcionará 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, atendendo casos de urgência e emergência como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves e febre alta, entre outros problemas. Com infraestrutura moderna, a UPA garantirá maior conforto e agilidade no atendimento desses usuários. “A expectativa é de que o local receba até 550 pacientes por dia provenientes de demanda espontânea ou referenciada. Serão cerca de 16,5 mil atendimentos por mês”, calcula o diretor geral do HMCO, Dr. Alessandro Neves.
Classificada como UPA Porte III, a nova Unidade de Pronto Atendimento Centro de Osasco conta com 19 leitos de observação e atenderá casos de pequenas e médias urgências e emergências nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopedia, além da inauguração do serviço de Urgência em Odontologia. São dois andares com consultórios, salas de espera e recepção, administração e almoxarifado, além de posto de enfermagem, quartos de observação masculina, feminina e isolamento. Também há espaços destinados à inalação, sutura, curativos, coleta de exames e hidratação.
Entre os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico constam exames laboratoriais de hematologia, bioquímica e análises de amostras biológicas como urina, fezes e secreções, por exemplo. No campo de imagem, o parque tecnológico oferece eletrocardiografia, radiologia geral e odontológica.
Iniciativa do Governo Federal, as Unidades de Pronto Atendimento – também conhecidas como UPAs 24h – integram a rede de urgência e emergência e caracterizam-se como componente pré-hospitalar fixo. De complexidade intermediária, ocupam espaço entre a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar. São implantadas em locais estratégicos, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Com atendimento à demanda espontânea e referenciada, têm como objetivos oferecer à população serviço de pronto atendimento e exames correlatos, reduzir o tempo de espera nessa área e melhorar a assistência, além de diminuir a sobrecarga das unidades hospitalares municipais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s