Tenente-Coronel, Mello Araújo assume comando da ROTA

noticia

Aconteceu na última sexta-feira (4), a passagem de comando do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), que conta com as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O batalhão agora é comandado pelo tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo. A solenidade de passagem de comando foi realizada na sede da unidade, na Luz, centro da Capital.

secretário

“Desejo ao tenente-coronel Mello Araújo todo sucesso do mundo nessa empreitada, que ele tenha o mesmo brilho nesse novo comando que teve durante a carreira inspirado com certeza em seu pai e avô, que são ícones da Polícia Militar. Parabéns ao comando da PM pela perfeita escolha para assumir o comando do Tobias Aguiar”, declarou Mágino.

noticia

O comandante-geral da Polícia Militar, Nivaldo Restivo, também participou da solenidade. Ele agradeceu ao coronel Alencar pelo trabalho feito do 1º Batalhão de Choque e parabenizou o novo comandante. “Desejo muito sucesso, sabedoria, tranquilidade para conduzir os destinos de uma das tropas mais tradicionais da PM. Não tenho dúvida que o tenente-coronel Mello Araújo tem a capacidade necessária para manter o batalhão Tobias de Aguiar no patamar mais alto da Polícia Militar e da população da São Paulo”

                                                                O novo comandante

novo comandante

Natural de São Paulo, o tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo nasceu em 28 de maio de 1971 e ingressou na Polícia Militar em 2 de fevereiro de 1987.

Ao longo de sua trajetória na PM, atuou como comandante interino e subcomandante do 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), localizado em Mogi-Guaçu. Entre outras funções, ainda foi comandante de pelotão da Rota e do Choque.

Dentro da corporação, o tenente-coronel formou-se como instrutor de Educação Física e ainda concluiu os cursos de Patrulhamento Tático e de Segurança Física de Dignitários. Fora da PM, cursou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Entre as principais condecorações, o novo comandante foi agraciado com láureas do Mérito Pessoal, do 5º ao 1º grau, e com as medalhas Cruz de Sangue (grau bronze), Centenário do Batalhão “Tobias de Aguiar” e do Cinquentenário do Canil.

“Após servir treze anos atrás como comandante de pelotão, retorno agora como comandante do Tobias de Aguiar e reafirmo com meus comandados o compromisso de fazer o bom combate, de fazer o que bom policial gosta de fazer: tirar criminosos da rua, buscando sempre a excelência no policiamento” ressaltou o novo comandante.

O 1º Batalhão de Choque

O batalhão, criado em 1º de dezembro de 1891, é subordinado ao Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e possui quatro companhias – as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

A tropa de choque atua na Capital, na Grande São Paulo e também é destacada para atuar no interior do Estado, em operações especiais e em temporadas, como nos municípios litorâneos durante a Operação Verão e em Campos do Jordão, no inverno, por exemplo.

O efetivo dos pelotões é treinado, diariamente, com aulas teóricas e práticas. Nessas formações, os policiais praticam técnicas de abordagens e de busca pessoal, e de atuação em ocorrências com reféns, entradas táticas em locais perigosos, entre outros.

Confira reportagem exclusiva em vídeo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s