Neste domingo tem a Feira de Trocas de Osasco

No próximo domingo, 13/8, Osasco e cidades vizinhas poderão curtir uma nova experiência de consumo, divertida, democrática e sustentável. Nessa data, a Escola de Artes César Antônio Salvi – situada na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo nº 360, centro de Osasco – irá sediar a primeira edição do EscambOZ, a Feira de Trocas de Osasco, que traz o consumo colaborativo ao município.

Na feira, todos poderão expor produtos de diversas categorias, quando bem conservados, para escambo com outras pessoas. Serão trocados insumos para artesanato (e também peças prontas), livros, discos, utensílios domésticos, roupas e acessórios, itens de decoração e até serviços. O produtor Rodrigo Marques Foresto, responsável pelo projeto, lembra que “quem participar do EscambOz irá dar nova vida a muitos itens que estão obsoletos em casa e adquirir outros que lhe serão mais úteis”.

Surgidas no Canadá nos anos 1980, essas feiras se baseiam em princípios da economia solidária: a solidariedade e a cooperação ao invés da acumulação; o trabalho e a criatividade ao invés da posse; o conhecimento ao invés da ostentação. O produtor enfatiza o caráter democrático da feira, pois “no EscambOz, o mais importante é a utilidade de algo para quem vai trocar, como por exemplo, uma bijuteria que combine perfeitamente com o vestido de debutante de sua filha ou um disco de vinil que fará seu pai sorrir como uma criança, pode ser mais valioso que um aparelho eletrônico ou uma roupa de grife”.

Fernanda Wilde Villela (30 anos, moradora da Vila Menck) lembra que o escambo é uma prática sustentável e divertida: “É muito importante o consumo colaborativo através das trocas, pois contribuímos para o meio ambiente e fazemos novas amizades”. Ela, que antes mesmo do EscambOz já trocava produtos com pessoas de várias regiões, celebra o fato de que Osasco tenha sua própria feira de trocas, e finaliza afirmando que “além de objetos, também trocamos boas energias”.

A participação no EscambOZ é gratuita. Basta levar seus itens novos ou bem conservados, ocupar um espaço e expor os objetos para trocar. Você anda pela feira, escolhe itens de outras pessoas, as convida para visitar seu espaço e selecionar o que quer em troca. Se estiver bom para as duas partes, é negócio feito.

O projeto, aprovado pelo Edital de Ocupação da Secretaria da Cultura de Osasco, contará nesta edição com a arrecadação de brinquedos a serem doados para crianças carentes (12 de outubro, Dia da Criança, está chegando), sendo uma ótima oportunidade para artistas da cidade propagarem seus trabalhos, trocando suas obras com outros artistas ou por qualquer item da feira. Vale para autores, artistas plásticos, artesãos, e para todo mundo que quiser participar desta louvável iniciativa, que é o consumo colaborativo.

TOCAS

Serviço:

EscambOZ – A Feira de Trocas de Osasco

Data: 13/8, das 14h às 17h30

Local: Escola de Artes César Antônio Salvi

Endereço: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro de Osasco

Ingresso: Gratuito

Indicação: Para toda a família/Livre

Mais informações: (11) 95211- 4468 (Rodrigo Marques Foresto)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s